Se você já realizou ou pretende realizar alguma cirurgia, certamente já ouviu falar em risco cirúrgico cardiológico. Trata-se de um conjunto de exames e procedimentos de rastreios para diagnosticar o risco cardiovascular de um paciente antes de submetê-lo a uma cirurgia. Todos os candidatos à uma cirurgia precisam realizar o risco cirúrgico cardiológico, pois a avaliação pré-operatória detalhada é essencial para salvaguardar o médico e minimizar os riscos de uma intervenção cirúrgica para o paciente.
A depender do resultado dos exames, o médico cardiologista pode, inclusive, contraindicar a realização da cirurgia. Isso acontece quando os benefícios em submeter o paciente a uma cirurgia, ou seja, o resultado daquela cirurgia para a saúde dele são menores que os riscos de submetê-lo ao procedimento.
Por isso é muito importante seguir à risca as recomendações médicas e realizar o risco cirúrgico. Exames de rastreio no cardiologia são feitos para diagnosticar doenças cardiovasculares e outras condições de saúde que podem representar riscos de complicações na cirurgia. Os rastreios, que incluem exames, testes e anamnese, são feitos para detectar doenças que não apresentam sintomas e que, quando diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas com sucesso. Continue lendo esse artigo e tire suas dúvidas sobre risco cirúrgico cardiológico. Ao final damos orientações para clínicas e hospitais que pretendem otimizar o processo de laudo dos exames necessários. Boa leitura!
Quando é solicitado o risco cirúrgico cardiológico?
Como o próprio nome já diz, o risco cirúrgico avalia os riscos em se realizar uma cirurgia, por isso deve ser realizado antes da cirurgia. Ele é, inclusive, um critério para a aprovação do paciente a ser operado pelo médico cirurgião.
Sem o risco cirúrgico o paciente não pode ser aprovado para a cirurgia.
Para que serve o risco cirúrgico cardiológico?
Os exames de risco cirúrgico cardiológico são os exames que devem ser feitos para que o paciente possa ter uma cirurgia sem risco de vida ou com o mínimo de risco possível. Durante o pré-operatório o médico irá avaliar se o paciente está em plenas condições de passar pela cirurgia ou se há alguma condição pré-existente que precisa ser observada.
Quais exames são solicitados no risco cirúrgico cardiológico?
No risco cirúrgico comum, aquele de práxis realizado em todas as especialidades, os riscos cirúrgicos são avaliados e definidos de acordo com uma série de exames, como:
→ Exame clínico incluindo anamnese.
→ Exame laboratorial;
→ Exame radiológico.
No risco cirúrgico cardiológico especificamente é realizada a avaliação preliminar com anamnese e verificação de exames complementares. Depois desses exames, a depender do quadro do paciente, o médico pode solicitar outros exames como ultrassonografias, raio-x, tomografias e, é claro, os que avaliam a saúde cardiovascular como teste ergométrico, entre outros. Geralmente os exames solicitados no risco cirúrgico cardiológico são:
- Teste ergométrico
- Eletrocardiograma
- Hemograma
- Radiografia de tórax
- Dosagem de creatinina
Como agilizar o laudo do risco cirúrgico para o paciente?
Clínicas, consultórios médicos e hospitais podem agilizar o laudo para o paciente e, assim, encurtar a jornada do paciente que precisa de uma cirurgia e ainda não pode realizá-la pela falta do risco cirúrgico cardiológico.
A forma mais ágil e econômica de realizar isso é utilizar uma plataforma para laudos radiológicos a distância, como a ClickLaudos. A ClickLaudos é uma empresa te telemedicina cardiológica que entrega laudos cardiológicos de diversos exames, como o eletrocardiograma de imediato e os demais em até 24 horas.
A emissão de laudos médicos a distância é muito mais econômica para a empresa de saúde e ainda auxiliam o médico cirurgião a avaliar as condições do paciente ser operado o quanto antes.
Clique aqui e saiba como a ClickLaudos vai ajudar sua empresa a realizar laudos com economia, agilidade e segurança.
Uma resposta