Como funciona e como usar o laudo de Holter a distância

Aprenda como o laudo de Holter a distância funciona e quais as vantagens de oferecer o serviço na sua clínica.

Se você está buscando informações sobre como funciona e como usar o Holter a distância, esse artigo vai te ajudar muito.  Como você já deve saber, o  exame de Holter é uma avaliação de 24 horas de onde são registrados padrões de batimentos cardíacos através do registro do eletrocardiograma. O paciente usa um aparelho como um pequena bolsa de cintura , acoplada a cabos que monitoram o seu coração.

Qualquer profissional de saúde, como um técnico ou enfermeiro pode conduzir esse exame e ajudar o paciente na preparação. No entanto, a avaliação dos indicadores gerados e a construção do laudo é uma atividade exclusiva do médico cardiologista.  Essa é uma exigência do Conselho Federal de Medicina que permite a emissão e assinaturas de laudos apenas por especialistas capacitados. 

Este artigo é dedicado a quem está procurando saber mais sobre o que é um laudo de Holter a distância e como funciona. Iremos explicar, passo a passo, como é o processo para a realização do laudo de Holter a distância e quais as vantagens em oferecer esse serviço na sua clínica.

E se você já oferece, mas precisa de cardiologistas para emitir os seus laudos, clique aqui e conheça o laudo a distância por telemedicina da ClickLaudos. Clique aqui!

Como é feito o exame de Holter a distância?

A técnica de exame é simples e não causa dor. O exame é feito através de um monitor que é colocado no peito e que tem um sensor que coleta informações sobre o ritmo cardíaco e pressão, o Holter. A técnica é bastante eficaz e possui apenas um pequeno inconveniente, que é o fato de ser necessário ter uma boa limpeza da pele e dormir com o aparelho .

O exame é feito com um equipamento especial que é fixado  no peito do paciente. Essa aparelho capta os batimentos cardíacos do paciente continuamente e envia os dados para um computador. É possível verificar se o paciente teve algum problema cardíaco, como arritmia, entre outros. 

Ao contrário do que se imagina, o exame não é muito complexo e não exige que o paciente faça esforço além do habitual. 

Quem pode realizar o exame e fornecer o laudo de holter a distância?

A condução do exame pode ser feita por enfermeiros ou técnicos de enfermagem, desde que estejam capacitados. O laudo, no entanto, somente pode ser emitido e assinado por um médico cardiologista, segundo normas do Conselho Federal de Medicina. 

Para a realização do exame os profissionais devem seguir as recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC).

Leia também:Laudos médicos a distância na telemedicina

Como funciona o laudo de Holter a distância?

Após o paciente realizar o exame, os indicadores gerados precisam ser analisados por um cardiologista. Somente o médico especialista pode avaliar os resultados do exame, emitir e assinar o laudo, conforme você já leu nesse mesmo artigo.

No processo do laudo de Holter a distância, o médico recebe via aplicativo ou plataforma web os dados coletados durante o exame. Ele pode acessar esses dados de qualquer lugar e a qualquer momento desde que esteja conectado à internet, o que dá mais agilidade ao processo. 

Com os dados do exame, o cardiologista avalia e registra o parecer diagnóstico indicando se já houve ou não alguma alteração no quadro clínico do paciente. Vale lembrar que apenas os indicadores do exame não são suficientes para a composição de um diagnóstico, por isso a avaliação do médico especialista é essencial nesse processo.

Clique aqui e conheça o serviço de laudo a distância da ClickLaudos, especializada em Telemedicina Cardiológica. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *