Como funciona o exame de Mapa?

Se você está procurando por informações sobre como funciona o exame de mapa cardiológico, este post no blog é para você. Vamos discutir os benefícios do uso desse exame, como funciona e quando ele é indicado.

Exames de aferição e diagnóstico são uma parte fundamental da Medicina e da Cirurgia. Afinal, sem eles não seria possível diagnosticar doenças, prever o desenvolvimento de complicações e dar assistência adequada e qualidade de vida para o paciente. 

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecida como MAPA, é um desses exames. Combinada à avaliação clínica e do histórico familiar, o MAPA auxilia na prevenção de eventos cardiovasculares de maior complexidade ou agravamento.

O exame Mapa não é invasivo e realiza a medição automática da pressão arterial por meio de um dispositivo colocado na cintura, que é conectado por um tubo de plástico fino a uma braçadeira instalada no braço do paciente.

O Mapa cardiológico é um dos mais importantes exames de saúde disponíveis para os pacientes, pois possibilita o diagnóstico e o tratamento de condições que prejudicam o funcionamento do sistema cardiovascular . 

Se você quer saber mais sobre esse exame continue lendo esse artigo. Nele explicaremos o que é um exame de mapa cardiológico, suas vantagens e conceitos fundamentais. 

Quando o Exame de MAPA é recomendado?

A pressão arterial é um dos parâmetros mais importantes do sistema cardiovascular e, por isso, a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) tem se mostrado uma ferramenta eficaz na manutenção da pressão arterial e na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.

A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é um método de avaliação da pressão arterial no dia-a-dia, utilizando-se de uma medida da pressão arterial em repouso e em atividade, com o objetivo de prevenir ou identificar hipertensão arterial.

O método é utilizado para monitorizar a pressão arterial em ambulatório, em pacientes com pressão arterial elevada, não-controlada ou em risco de acidente vascular cerebral ou infarto agudo do miocárdio, tal como avaliar as funções cardiovasculares.

Leia também: Laudos médicos a distância na telemedicina

Como funciona o Exame Mapa? 

O Mapa é um teste muito simples e nada invasivo, no entanto, para que o resultado seja conclusivo é essencial que o paciente colabore com a coleta dos dados durante as 24 horas da realização do exame. 

Para isso, basta que ele realize suas atividades normais do dia a dia enquanto estiver com o aparelho, mas seguindo as recomendações do médico que solicitou o exame. O Mapa é realizado após a colocação de um manguito e um monitor ao corpo do paciente para medir a pressão arterial durante 24 horas ou mais. Por conta disso, o exame é popularmente conhecido como Mapa 24 horas. 

 Meu médico pediu o exame Mapa 24 horas. E, agora?

Não há motivo para se preocupar. Vá até a unidade de saúde no dia e horário marcados para o exame e aguarde o atendimento. O equipamento para medição será afixado ao seu corpo e você deverá ficar com esse equipamento por 24 horas ou mais, a depender da recomendação do cardiologista. 

Com o aparelho afixado ao corpo, volte para a casa e continue realizando suas atividades diárias normalmente, pois o aparelho não atrapalha a sua rotina. De 15 em 15 minutos o aparelho Mapa fará uma medição e registrará o resultado por meio de um software interno.

Após o período determinado pela unidade de saúde, retorne para a retirada do equipamento. Com o equipamento retirado, os resultados serão emitidos e você poderá remarcar a consulta com o cardiologista para ter acesso ao laudo e diagnóstico.

Quais os conceitos fundamentais do Mapa 24 h? Como funciona o exame de mapa cardiológico?

De acordo com as diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia, os pacientes avaliados durante um exame de Mapa 24h podem ser enquadrados em quatro categorias distintas. Essas categorias servem para dar indicadores para o profissional de saúde na avaliação geral para a emissão do laudo. São elas:

  • Normotensão verdadeira – significa que o paciente tem valores normais de pressão arterial. Tanto na avaliação feita no consultório quanto  nos registros de MAPA, não foram identificadas variações expressivas.
  • Hipertensão verdadeira – ocorre quando há valores altos da pressão são detectados durante a avaliação no consultório e no exame de Mapa 24h. 
  • Efeito do avental branco – é a diferença entre os valores da pressão medidos em consultório e a média fornecida detectada no exame de MAPA. Normalmente ocorre um aumento momentâneo durante a visita ao consultório médico e o contraste entre o resultado normal  da MAPA 24h . 
  • Hipertensão do avental branco – é Em geral, a pressão arterial (PA) é maior ou igual a 140/90 mmHg, enquanto a média de PA de 24 horas é menor que 130/80 mmHg.

Laudo de Mapa 24 horas a distância por telemedicina:

Por meio da telemedicina cardiológica é possível a emissão e entrega do laudo de Mapa 24 horas de forma ágil e segura. Se você quer disponibilizar o exame de Mapa 24 horas na sua clínica ou consultório, clique aqui e conheça as soluções da Clicklaudos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Últimos Posts