Você já ouviu falar em Telemedicina cardiológica e sabe a diferença desse tipo de prática para a telemedicina convencional? Nesse artigo vamos falar sobre as particularidades da Telemedicina Cardiológica, também conhecida como telecardiologia ou telecardio. Você saberá como ela funciona apoiando o trabalho de profissionais cardiologistas e facilitando o acesso do paciente do diagnóstico ao tratamento.
O conceito de telemedicina cardiológica é bem simples e pode ser facilmente explicado como uma especialidade da prática da telemedicina. Assim como a cardiologia é uma especialidade, a telemedicina cardiológica é uma modalidade de telemedicina especializada no nicho cardiológico.
Mas, você deve estar se perguntando porque, ao contrário de outras especialidades, a telemedicina cardiológica é chamada assim. Na teoria, a telemedicina é praticada da mesma forma para todas as especialidades, ou seja, o médico usa de recursos tecnológicas para se conectar ao paciente e realizar a consulta a distância, ou antes disso, com dois médicos de ponta a ponta, sendo um especialista e um generalista. Enquanto a telemedicina “médico e paciente” foi regulamentada em caráter emergencial apenas em 2020, e em função da Pandemia por Covid-19, a telemedicina especializada é permitida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2002 (portaria de n° 1.643/2002)
Na prática, a telemedicina cardiológica possui particularidades que permitem que ela seja praticada de forma única e muito ampla. E, devido aos anos de experiência, a telemedicina cardiológica já se consolidou como um meio seguro para diagnósticos, laudos, tratamento e até na prevenção de doenças e promoção da saúde.
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Principais particulares da Telemedicina Cardiológica: Diferenças entre Teleconsultoria, Teleatendimento, telediagnóstico e telemonitoramento:
Teleconsultoria: Assim como em outras áreas, a teleconsultoria na Telemedicina Cardiológica funciona como uma ponte entre dois profissionais da mesma área para troca de informações e tirar dúvidas. De um lado, um médico cardiologista apresenta sua demanda e do outro, outro médico cardiologista acompanha e orienta o colega.
Teleatendimento:
Diferentemente da teleconsultoria, no teleatendimento não há cardiologistas de ponta a ponta. A prática é feita diretamente entre o médico e o seu paciente e o objetivo é realizar o atendimento, como na telemedicina convencional e de outras especialidades.
Telediagnóstico:
Já o telediagnóstico na Telemedicina Cardiológica visa reduzir o tempo da emissão de laudos e agilizar os diagnósticos. É feito por médicos cardiologistas apoiados por ferramentas que permitam agilidade e assertividade, como a ClickLaudos.
Telemonitoramento:
O telemonitoramento consiste em, a partir da coleta de dados clínicos, acompanhar o estado de saúde do paciente e monitorar seus indicadores de saúde a curto, médio e longo prazo. Principalmente para pacientes crônicos, o telemonitoramento é essencial para que estratégias de promoção de saúde e gestão de saúde populacional sejam aplicadas em larga escala.
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