Setembro Vermelho é o mês de conscientização das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Durante os 30 dias do mês, o Ministério, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e muitos outros órgãos de saúde realizaram ações para chamar a atenção para esse problema e mostrar como cada um pode fazer a sua parte para preveni-las.
De acordo com a SBC, somente no ano passado (2021) o número de óbitos por doenças cardiovasculares chegou a 230 mil no Brasil. O número de acidente vascular cerebral (AVC), que pode ser resultado de uma complicação cardiovascular, também é assustador. Segundo a SBC as doenças cardiovasculares foram a principal causa de morte no mundo nos últimos 20 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil as doenças cardiovasculares também estão entre as principais causas de morte, segundo o periódico The Lancet, seguida das doenças cerebrovasculares e infecções respiratórias.
Aproveite o mês para se informar e cuidar melhor do seu coração! Leia o artigo e, se você tem uma clínica, consultório ou hospital, clique aqui e saiba mais sobre uma solução que pode ajudar sua clínica a ampliar seu atendimento sem gastar mais por isso.
Por que é importante falar sobre a prevenção de problemas cardiovascular:
As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais mortes em todo o mundo do que qualquer outra causa, mas podem ser evitadas com um estilo de vida saudável e controle regular dos fatores de risco.
Setembro Vermelho, mês da conscientização sobre as doenças cardiovasculares, chama a atenção para a importância da prevenção dessas doenças e do tratamento adequado às condições de saúde que podem prejudicar a saúde do coração. No entanto, é importante dizer que a prevenção de doenças cardiovasculares pode (e deve) ser lembrada o ano todo.
5 formas de prevenir doenças cardiovasculares e cuidar da saúde do coração
Doenças cardiovasculares são um problema de saúde pública mundial e representam a maior causa de mortalidade no mundo. Felizmente, existem muitas coisas que podemos fazer para prevenir ou diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Aqui estão cinco maneiras de cuidar da saúde do seu coração:
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Não fume;
- Evite e aprenda a gerenciar o stress;
- Adote medidas de controle da pressão arterial.
A adoção dessas medidas pode ajudar a diminuir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares e proporcionar um coração mais saudável.
Quais exames realizar para avaliar a saúde cardiovascular?
A resposta para essa pergunta depende da idade do indivíduo, seus hábitos e também de todos os fatores de risco, como por exemplo: histórico familiar de doença cardiovascular, e se existem sintomas de problemas cardiovasculares.
No geral, um check-up anual com um cardiologista deve ser feito, além da medição da pressão arterial e do colesterol. O teste ergométrico, ecocardiograma, mapa, holter 24h e eletrocardiograma, são os principais exames utilizados e que não são invasivos.
Além desses exames, outros parâmetros podem ser avaliados, como por exemplo a presença de diabetes mellitus, hipertensão arterial e dislipidemia, nesses casos novos testes mais específicos podem ser solicitados, incluindo a ultrassonografia das artérias carotídas, angiografia coronariana e ecocardiograma.
O objetivo de realizar tais exames para avaliar a saúde cardiovascular é identificar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral previamente.