A prevenção do câncer de próstata, pode também evitar problemas cardiológicos

Muitos homens não sabem que a prevenção do câncer de próstata pode também evitar problemas cardiológicos. A próstata é uma glândula sexual masculina e está localizada abaixo da bexiga, rodeando a uretra. O crescimento anormal da próstata, chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB), pode pressionar a uretra e causar dificuldade para urinar, dores e outros problemas. 

Nesse artigo vamos falar sobre as medidas de prevenção para o câncer de próstata que também podem evitar problemas cardiológicos. Continue lendo e compartilhe para ajudar outras pessoas a terem acesso a esse conteúdo.

Incidência do câncer de próstata no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, em 2022 estima-se que cerca de 66 mil novos casos de CA de próstata sejam diagnosticados no país. Vale lembrar que, com o diagnóstico precoce, as chances de cura podem chegar a 90% de acordo com o próprio Inca.

Câncer de próstata x doenças do coração 

A relação entre o câncer e as doenças cardiovasculares já é algo conhecido e avaliado pelo Inca. Segundo o órgão, cerca de 33% dos pacientes vítimas de câncer já possuem algum problema cardíaco anterior ao diagnóstico, visto que ambas as doenças tem o fator idade e envelhecimento como fator de risco . Embora muitos outros fatores possam contribuir para o desenvolvimento de um câncer, como questões genéticas, muitos dos hábitos que previnem as doenças cardiovasculares também são indicados para a prevenção do câncer, como a prevenção da obesidade, cessação do tabagismo, prevenção da diabetes, controle da pressão arterial e combate ao sedentarismo. 

A conscientização deve incluir o alerta a complicações cardiovasculares, que podem ser preexistentes e agravadas pela doença. Na maioria dos casos, o paciente apresenta fatores que são comuns às doenças do coração e contribuem para o desenvolvimento do câncer, como histórico familiar, obesidade, sedentarismo, colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo.

Além disso, o próprio tratamento oncológico também é apontado como um fator de risco para o desenvolvimento de um problema cardiovascular, por isso é importante investir em ações preventivas, pensando na promoção da saúde e prevenção desses dois tipos de doenças.

Pacientes com o diagnóstico de câncer de próstata em tratamento oncológico também precisam ser assistidos por equipe especializada e ter sua saúde cardiovascular acompanhada de perto por um cardiologista.

Medidas de prevenção do câncer de próstata que também servem como medidas de prevenção de problemas cardiológicos

  • Procure ter hábitos mais saudáveis,  como manter um peso corporal saudável, fazer exercícios regularmente e limitar o consumo de álcool.
  • Controle a pressão arterial e o diabetes
  • Evite fumar ou, se fuma, busque ajuda para parar de fumar.
  • Busque se alimentar de forma saudável e evitando embutidos, industrializados e alimentos muito gordurosos.

Qual a importância dos exames preventivos?

A melhor maneira de prevenir o câncer de próstata é  adotar um estilo de vida mais saudável e, é claro, visitar o médico regularmente para fazer exames médicos indicados para cada faixa etária e prognóstico.

Algumas das medidas preventivas incluem a monitoração regular da próstata por meio de exames clínicos e/ou ultrassonografia.

Os homens que têm mais de 50 anos ou que têm histórico familiar do câncer também devem fazer exames anualmente, que incluem exames de sangue, avaliação clínica e a ultrassonografia. O médico é a pessoa mais indicada para falar sobre os exames essenciais para cada caso. 

Se você é cardiologista clique aqui e conheça as possibilidades da telemedicina cardiológica para você.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades

Últimos Posts